segunda-feira, 12 de dezembro de 2011


VENITE ADOREMUS
Concerto de natal
Igreja de Santo Alexandre
15 de dezembro, 20:00h


Venda de ingresso ANTECIPADOS: (91) 8362-4233
                                                               (91) 8177-6590

no local no dia do evento R$ 30,00
  
As muitas Celebrações de Natal, vivenciadas por diversos povos, desde os tempos mais remotos da humanidade, passaram por diversas modificações com o decorrer dos séculos, em função da constante evolução humana e tecnológica. Todavia, o sentimento de fraternidade e de esperança que sempre permeou essas comemorações, permaneceu.
Sejam de cunho ritualístico ou religioso, as celebrações natalinas guardam em si todo esplendor e a magnitude que o ser humano pode alcançar quando se volta ao seu interior e aprofunda reflexões que o dia a dia conturbado não lhe permite.
Uma prova concreta da beleza que essas manifestações podem alcançar se traduz nas artes e em particular, na Música. Neste concerto especial, Salomão Habib apresentará peças do repertório de compositores Renascentistas (Luiz Milan e Gaspar Sanz), Barrocos (J. S. Bach, Domenico Scarlati), Clássico (Fernando Sor), Romântico (Franz Gruber, Tárrega), além de compositores contemporâneos como Stanley Myers e Enio Morricone e músicas do próprio violonista como a série Carimbós para violão de Dez Cordas.
O espetáculo apresentará seis tipos diferentes de instrumentos executados pelo músico: ALAÚDE (1.800 a/c), VIHUELA (Séc. XVI), TERZ-GUITAR(Séc XVIII), VIOLA CAIPIRA, VIOLÃO HEXACORDE, VIOLÃO DECACORDE.
A música, tal qual a religião é entendida por muitos, tem o poder de religar o homem ao que há de mais divino nele próprio, aos seus desejos e sensações mais plenos. Somente através da música é que os homens podem enfim, despir-se das muitas diferenças políticas, religiosas, econômicas e até mesmo raciais existentes nesses tempos tão difíceis.
O Concerto Venite Adoremus! (Vinde Adoremos!) antes de ser qualificado sob um prisma meramente tradicional é uma clara exaltação ao poder humano de transpor essas barreiras através da arte, considerando em primeiro plano o marco da era cristã que se inicia com o nascimento do Menino Jesus.
Por meio de um repertório internacionalmente aclamado, composto de clássicos escritos para violão e outros instrumentos de corda, Salomão Habib fará reverências à sensibilidade e ao talento de compositores reconhecidos no mundo inteiro. Tocando essas primorosas peças com o auxílio de instrumentos que ultrapassaram o tempo e ainda mantêm toda atmosfera da música instrumental de qualidade executada nas grandes Salas de Concertos, como o Violão Tercino, o Alaúde e a medieval Vihuela, o músico paraense proporcionará ao seu fiel público um momento de grande emoção nos dias que antecedem a esperada celebração natalina.
Sobre o  VIOLONISTA Salomão Habib:
O violonista possui mais de 180 músicas instrumentais para violão solo e cerca de 150 canções com letra e música de sua autoria além de 60 composições em parceria com os poetas João de Jesus Paes Loureiro, João Gomes, Antonio Tavernard, Eduardo Neves, Ronaldo Silva e Mei Loureiro Habib. Recentemente a obra solo de Habib intitullada “SUÍTE DAS AMAZONAS” foi escolhida para integrar o programa do “WORLDWIDE GUITAR CONNECTION” um ciclo de concertos que selecionou seis grandes compositores para violão do mundo contemporâneo para fazerem parte do programa de concertos realizados este ano de 2011 na Europa, Ásia, Oceania, América e África. No ano de 2009 Salomão Habib foi selecionado entre mais de duzentos vilonistas para fazer parte da maior turnê já realizada por um músico solista; foi pelo projeto SONORA BRASIL do SESC Nacional, que visitou com uma série de concertos, todos os estados do Brasil totalizando em cinco meses e meio de turnê, 88 concertos solo, divulgando a música Amazônica para violão solo. Habib é também pesquisador de música indígena tendo sido premiado em 2009 pela Fundação Nacional da Arte pela composição de 12 Rituais Sinfônicos, para Orquestra de Violões, baseado em tradições ritualísticas musicais de 12 etnias indígenas do Brasil. Atualmente o violonista dedica-se ao resultado da pesquisa de 22 anos sobre a história do violão na Amazônia tendo como foco central a obra do inesquecível compositor paraense Tó Teixeira, do qual Habib grava 01 DVD Documentário, 01 Cd, 01 Livro de 10 capítulos sobra a história do violão no Pará além de 01 livro de partituras.
 
Salomao Habib
Violonista e Compositor 81776590 -  88086490
REPERTÓRIO
1.     MANTRA – SALOMÃO HABIB - Alaúde
2.     PAVANAS Nº 1 E Nº 3 - LUIS MILAN - Vihuela;
3.     DANZA ESPANHOLA – GASPAR SANZ – Vihuela;
4.     GALHARDA BELÉM EQUATORIAL – SALOMÃO HABIB (Com participação do Quarteto de Flautas)
5.     PRELÚDIO – BACH – Tercino;
6.     CANÇÕES ESPANHOLAS – GASPAR SANZ – Tercino;
(Espanholeta, Galharda e Vilano; Danza das Fadas; Rugero e Paradetas; Passacale de La Cavalleria de Napole; La Miñona de Catalunha e Canários);
7.     SONATA EM MI MENOR – D. SCARLATI – Tercino;
8.     CARIMBÓ II – Violão Decacorde
9.     CARIMBÓ – Violão Decacorde
10.  CAVATINA – Stanley Myers 
    11. TEMA DE AMOR – E. Morricone – Violão
    12. BEATRIZ – Edu Lobo – Violão Hexacorde
    13. LA CATEDRAL – Agustin Barrios
    14. VARIAÇÕES SOBRE UM TEMA DE MOZART – F. Sor


Nenhum comentário: