sexta-feira, 1 de julho de 2011

Você sabia?


1 - Há uma suposição de que a origem do nome violão tenha base no fato de o povo Brasileiro ter conhecido primeiramente a Viola ou Vihuela, instrumento parente próximo do violão. No Brasil, caiu nas graças no povo que adaptou a afinação original para facilitar a execução, uma vez que as mãos do homem trabalhador mal podiam fechar de tantos calos. Ao chegar, no final do séc. IX, a guitarra espanhola, comparando os tamanhos da viola com a guitarra, o brasileiro pôs o aumentativo na palavra viola surgindo, assim, o nome que somente o Brasil chama “Violão”.

2 - As cordas era feitas de tripas de carneiro. O nylon surgiu a pedido de Andres Segovia para o fabricante de meias o francês Dupont.

3 - Uma repórter, certa vez, perguntou ao grande mestre violonista espanhol Narciso Yepes por que ele não usava cabelos compridos como todo bom guitarrisa espanhol; por que quebrar a tradição secular espanhola modificando a estética do tocador de guitarras, acrescentou ainda se isso não era prejudicial à imagem musical da Espanha. E Yepes respondeu: "Hija, yo no juego con mi pelo" (Filha, eu não toco com meus cabelos.)

Nenhum comentário: