sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dia Feliz para o Violão no Pará

Depois de um ano e meio de espera finalmente foi assinado o contrato de patrocínio do Projeto "Tó Teixeira Vida e Obra", um trabalho de pesquisa que realizo há vinte e dois anos sobre a obra deste que, como já dizia o laureado, folclorista e antropólogo Vincente Salles, "é um marco na história da música popular instrumental urbana do Estado do Pará", nosso querido e doce Antônio Teixeira do Nascimento Filho ou simplesmente Tó Teixeira.
O projeto teve credibilidade a ponto do SESC Nacional, através do DN/RJ - Departamento Nacional / Rio de Janeiro, dividir o patrocínio com o SESC Regional Belém/PA, dada a importância reconhecida do projeto. O produto do projeto é o seguinte:

- 1 DVD Documentário - O violão no Pará
- 1 CD Peças Solo para violão
- 1 CD Violão e Ladainhas
- 1 CD Violão e instrumentos variados
- 1 Livro de Partituras
- 1 Livro "O Violão na Amazônia de Tó à Nós".

Antonio Teixeira do Nascimento Filho, foi um dos mais importantes instrumentistas, compositor e professor de violão do Pará. Nascido em 13 de junho de 1893, Tó Teixeira deixou um vasto legado cultural através de centenas de peças solo para violão, ladainhas, dobrados, quintetos, quartetos, folias; teatro de revista e canções.
 Em função da grande receptividade da música originariamente paraense por todos os cantos e recantos do país, Salomão Habib, resolveu por em prática um antigo projeto que objetiva revitalizar e divulgar, por meio de intensa pesquisa histórica, a obra musical de outro grandioso paraense, que hoje, infelizmente, encontra-se relegada ao ostracismo.
Até o presente momento apenas 01 LP e 01 antogo “compacto” (disco de vinil pequeno) perfazem o registro desse grande artista. Face a precariedade de material e de risco de esquecimento, o violonista Salomão Habib tem a grata satisfação de informar a sociedade que um extenso trabalho sobre a vida e obra do autor está sendo concluída e registrada por ele em 01 DVD, 01 CD de folias, 01 CD de peças solo para violão e 01 CD de peças variadas além de 01 livro de partituras e 01 livro sobre o panorama do violão no Pará, trabalho este a ser patrocinado pelo SESC Nacional e Regional.
Falamos especificamente sobre a magnífica obra do músico Antonio Teixeira do Nascimento Filho, conhecido por Tó Teixeira.
Mestre Tó Teixeira, filho de um ferreiro de profissão e exímio flautista de vocação, era descendente de escravos e residente do antigo bairro do Umarizal, tendo sido criado em um ambiente propício à música e aos festejos populares, visto que o bairro do Umarizal abrigava grande parte da população negra que servia os fidalgos portugueses moradores de Nazaré.
Tornou-se por talento e devoção, um festejado violonista e professor de música, deixando rica e variada obra musical à posteridade, composta não somente por estudos violonísticos, mas também por choros, marchas, sambas, valsas, folguedos, ladainhas, etc...
Todos nós sabemos que, atualmente, vivencia-se, em âmbito nacional, um momento de grande interesse pelo Pará, com claras evidências de bons negócios para aqueles que apostam numa grande retomada de nossa cultura regional, principalmente, no que diz respeito à valorização de nosso patrimônio histórico, seja ele material ou imaterial. Entretanto, as iniciativas em busca de revitalização e preservação da obra musical de diversos músicos paraenses são ínfimas e uma valorosa parte de nossa cult está se esvaindo com o tempo.

3 comentários:

Velloso Junior disse...

Parabéns, Salomão! Trabalho de inestimável importância que ficará eternizado pelo seu imenso talento! um abraço! Ricardo Aquino

Salomão Habib disse...

Obrigado Aquino!

tecbike.info disse...

Grande mestre faz muito tempo,não sei se lembras do seu fã aprecio e sempre apreciarei a ótima e bela musica por você tocada no mais doce violão para adocicar nossas vidas meu nome e Romas técnico em informática atualmente morando em santa Catarina meu e-mail e cacoromas27@msn.com abraços e muito sucessos