terça-feira, 3 de maio de 2011

Release


 سالم حبيب
Salomão Habib nasceu em Belém, capital do Estado do Pará, Amazônia,Brasil, em 1965 e é formado Pelo Conservatório Estadual Carlos Gomes de Belém. Possui 13 discos gravados sendo 01 na Alemanha pelo selo discográfico BUCH JULIUS e 12 no Brasil. Realizou com sucesso de público e crítica concertos em 18 cidades da Alemanha em 6 turnês diferentes, na Suiça, Portugal, Venezuela, Cuba, Bélgica, Paraguai, Argentina,e Colômbia. Foi solista do Conjunto de música folclórica do Japão em 1989. Realizou concertos na Abertura da OEA-Brasil, Forum Social Mundial, em Belém, sendo solista do CONCERTO DE ARANJUEZ E FANTASIA PARA UM GENTILHOMBRE de Joaquim Rodrigo.

É diretor do Teatro Experimental Waldemar Henrique na cidade de Belém,Estado do Pará; foi professor fundador da Universidade Estadual do Pará de 1992 a 1994; foi membro do Conselho Estadual de Ensino do estado do Pará e Curador do Instituo Itáú Cultural na cidade de São Paulo.

Compôs a pedido da Universidade Federal do Pará a trilha musical para o teatro de Revista "A Casa da Viúva Costa" em substituição ás peças perdidas do Maestro Waldemar Henrique, sob orientação do próprio maestro em seu último ano de vida. Possui 13 premiações em concursos;já realizou a maior turnê solo feita por um artista brasileiro: 88 concertos ininterruptos em 5 meses e trinta dias de viagens contínuas pelo projeto SONORA BRASIL do SESC - Serviço Social do Comércio.

Foi escolhido entre duzentos violonistas brasileiros para juntamente com mais 7 outros violonistas de outros estados do Brasil a integrar a equipe de músicos que realizou a turnê do projeto SONORA BRASIL em 2009.

Recentemente a convite do selo Italiano do violonista Marcos Vinícius gravou peças solo para violão em CD lançado em Milão na Itália. Compôs trilhas sonoras para o cinema e para programas de TV no Brasil, Globo Repórte da Rede Globo.

Compôs a Suite das Amazonas, peça lançada em turnê mundial no projeto Worldwide Guitar Connections interpretado pelo violonista Fabrício Mattos. Atualmente compõe uma série de suites de caráter amazônico para violão solo de 6 cordas e uma série de 24 CARIMBÓS ( dança amazônica de origem indígena) para violão de 10 cordas.
Além do violão, Salomão Habib toca e pesquisa os seguintes instrumentos: VIOLA CAIPIRA, VIHUELA, ALAÚDE ÁRABE, ALAÚDE TURCO (SAZ)VIOLÃO TERCINO, DECACORDE E CUATRO VENEZUELANO.

Um comentário:

Luciano Simões disse...

Não sabia da existência desse espaço dedicado ao nosso mestre violonista. Sinto-me honrado. Precisamos divulgar este espaço.

Abraços